Tudo vai se ajeitar se você se calar – Sucesso Sem Esforço

Tudo vai se ajeitar se você se calar 1024x689 - Tudo vai se ajeitar se você se calar - Sucesso Sem Esforço

No vídeo abaixo “Como não fazer nada e conseguir tudo (parte 2 – final) você vai aprender que Tudo vai se ajeitar se você se calar…

As soluções residem no sutil

Quando vc cultivar o apreço pelo sutil, não só crescerá em poder, mas perceberá e aplicará as soluções espontaneamente.

O modo preguiçoso de liderar sem esforço – transforme o trabalho em brincadeira e a tarefa que tiver em mãos vai ficar irresistível para quem estiver por perto.
Dê às pessoas liberdade, desafios e responsabilidade. Dê a elas um veículo no qual possam se expressar, onde possam se sentir apaixonadas por sua atividade e em que possam aproveitar um maior crescimento pessoal. Então vc se verá diante não apenas do desempenho e produtividade crescentes, mas também de uma grande satisfação humana.

Portanto, líderes, o seu trabalho é realmente simples. Vocês simplesmente têm de liberar o seu pessoal. Desde que as pessoas tragam suas próprias motivações, vc tem apenas que libertar seus talentos criando um ambiente cheio de diversão, em que a criatividade e a produtividade floresçam.

Vc pega mais moscas com mel do que com vinagre. (Dale Carnegie)

Vamos encarar isso: quando vc está relaxado e se sente bem consigo mesmo, vc naturalmente pensa e desempenha com criatividade e liberdade. Quando está nervoso, com medo de ser criticado ou censurado, seu coração fica apertado e sua criatividade e produtividade seguem o mesmo caminho.
Tenha em mente esse efeito negativo quando quiser que alguém faça o que vc quer que seja feito. A crítica reduz o rendimento. A crítica destrói uma equipe. A crítica mata o sucesso.

Quando as pessoas estão nervosas ou com medo, elas não pensam com clareza nem com inteligência.

A produtividade dos seus seguidores é diretamente proporcional ao volume de preocupação que vc demonstra e o cuidado que dispensa. 
O melhor vendedor do mundo sabe que o único segredo que envolve as vendas é estar sinceramente preocupado com o cliente.
O segredo de ser um grande líder é o mesmo – dê aos empregados a sensação de que vc está lá, presente para eles, e não o contrário.

A essa altura já percebemos que aliar-se à Mãe Natureza é o modo mais fácil para ser espetacularmente bem-sucedido.

Vejamos como podemos nos aliar à Mãe Natureza de tal modo que possamos conquistar seu apoio invencível. E manter isso conosco para sempre. Tudo para o bem de tornar a vida mais fácil para nós, é claro.

Não vou tratar do tipo de sorte voltado para ganhar na loteria ou em Las Vegas. Isso é lidar com as leis das estatísticas e significa estritamente ganhar-ou-perder, na maioria das vezes perder. Se vc estiver procurando a sorte com o propósito de jogar, vc não vai encontrar isso aqui.
A sorte a que me refiro é muito mais profunda, real e digna de confiança. Estou falando de conseguir o apoio completo da própria natureza – em seu empenho para ser bem-sucedido – apenas sendo vc mesmo. E vou lhe dizer o método sem erro para conseguir esse apoio.
A ciência da boa sorte ou, se preferir, a ciência do apoio da natureza é fácil de aprender e, como todas as lições que estão aqui neste livro, fácil de realizar.

O segredo para a boa sorte é simples. O que traz a sorte é o compromisso. Isso é certo, o compromisso estimula o apoio da Natureza.
Compromisso! Que palavra assustadora! Cheira a trabalho duro, não é mesmo? Ahhh, mas não tem nada a ver. O compromisso flui sem esforço quando se vai atrás da alegria.
É assim que funciona. Vc começa trabalhando superficialmente com alguma coisa – fica intrigado, curioso, aproveitando o processo. Não interessa o que seja – aprender a tocar saxofone ou a bater na bola de tênis ou começar um novo negócio. Num determinado trecho do caminho a chave para determinar se vc está no trilho certo é – vc está se divertindo! Só o fato de estar se divertindo ao fazer alguma coisa traz crescimento natural e a sofisticação. Conforme crescem o conhecimento e a sofisticação, aumenta a diversão. Mais diversão leva a mais conhecimento, habilidade e sofisticação. É exatamente o oposto ao círculo vicioso. É o círculo delicioso.
Então uma coisa fascinante acontece. Vc atinge um ponto em que tem uma visão de opções. É como se lhe fosse permitido examinar o longo corredor daquilo que o levará a ser realmente bem-sucedido, a chegar até mesmo a ser grande.

Se houver amor ali, se estiver indo atrás da sua felicidade, dê o Salto. Quando chegar do outro lado, vai experimentar uma coisa maravilhosa!
Estou falando de milagres! Dentro de dias, até mesmo horas, a Natureza vai interferir e imediatamente irá dotá-lo com a sorte mais espetacular. Tudo vai começar a vir até vc. As coisas em geral vão se desenrolar do modo mais afortunado. 

Uma coisa é certa – comprometimento traz boa sorte.

Se as suas intenções estiverem em harmonia com a Natureza, então a Natureza não tem outra escolha senão se apressar para ajudar vc a realizar o que “ela” deseja ver realizado. E o que a Natureza quer? Ela quer que vc (e todas as outras pessoas) seja feliz e realizado. Ela quer que a felicidade, a harmonia e o amor se expandam.

O segredo do sucesso está em cultivar a boa sorte. O segredo da boa sorte é assumir compromissos. O segredo de assumir compromissos está em adorar o que estiver fazendo. (…) Então vc entenderá no seu íntimo como Deus ajuda aqueles que ajudam a si mesmos.

A fase do descanso acaba por ser mais importante do que a fase da atividade, já que o descanso dá à atividade um volume maior de combustível para ir adiante.

Arquimedes gritou Heureca! Outros se satisfazem com o AH-AH! Mas todas as explosões de clímax têm uma coisa em comum. Todas brotam do descanso – de um período de desatenção ao problema.

Deixe acontecer – Johannes Brahms ficou farto das pressões para que compusesse mais músicas. Assim, ele deixou de compor. (…) ele se retirou para o campo, onde desfrutava de longas caminhadas e uma vida sem preocupações. Então aconteceu uma coisa engraçada. A música começou a jorrar dele em borbotões. Ele não conseguia fechar o registro. Quando interrogado pelos amigos, ele candidamente explicou: “Eu estava tão contente com o pensamento de não escrever mais que a música surgiu sem esforço”.

O conhecimento é vital para o sucesso mas, confie em mim, é impossível saber tudo. Quanto mais parecemos aprender, mais percebemos o quanto não sabemos. À medida que o nosso conhecimento aumenta, vemos a nossa ignorância crescer ainda mais depressa.

Mesmo que pareça que não se consegue encontrar o sucesso num fracasso, é imperativo enxergar o fracasso e o sucesso não como opostos, mas como elementos-chave de todo o processo do pensamento criativo. Erros, enganos, acidentes e fracassos devem ser aceitos porque servem como trampolins para avanços maiores. 

O caminho para o sucesso é dobrar o seu índice de fracassos. (Tom Watson)

Thomas Edison fracassou cerca de 1.000 vezes em sua busca pela invenção da lâmpada incandescente. Alguém perguntou a ele como ele se sentia por ter falhado 1.000 vezes. E ele respondeu: “Eu nunca falhei; apenas descobri 1.000 modos em que a lâmpada não funciona. E cada tentativa me levava mais perto do conhecimento de como funcionaria.”.

Os erros são os portais da descoberta. (James Joyce – romancista Irlandês)

Alexander Graham Bell era professor de crianças surdas. Ele estudou a ciência do som com a única intenção de desenvolver um dispositivo para audição que utilizava som amplificado. Isso o levou a inventar o microfone e o telefone como efeitos colaterais.

Um sistema falido – agora está claro como o cristal que não importa o prestígio da escola, o quanto ela seja bem equipada ou bem capacitada, ou o quanto force o aluno. Não interessa se o programa é da pré-escola ou de doutorado ou qualquer outro entre esses dois. A educação, como ela existe hoje, simplesmente não torna os alunos mais inteligentes. Não releva o potencial mental do aluno. Não aumenta o auto-conhecimento do estudante. A educação moderna é, para a maioria, um desfile de fatos fragmentados, muitas vezes irrelevantes e facilmente esquecidos, que não têm efeito nem uso positivo e duradouro.
A educação contemporânea usa a abordagem do halterofilista (ou viciados em trabalho) para torná-lo mais esperto – ler mais livros, memorizar mais fatos, ter mais pensamentos, pensamentos mais pesados, mais sofisticados, ter seus pensamentos desafiados e criticados, e ficar acordado até tarde durante todo o processo. É uma abordagem de fora para dentro – trata a mente dos estudantes como contêineres que precisam ser enchidos com informações.
Não funciona. Exercitar o cérebro não o torna mais inteligente.

Alguns estudos mostram que estudantes do ensino básico tornam-se menos criativos em conseqüência da sua escolaridade.

Apesar da meticulosidade da educação, eles se esqueceram de uma coisa. Eles se esqueceram do estudante. Eles se esqueceram do “conhecedor” – aquele que conhece o conhecimento. Quem é ele? O que é aquele que realmente faz o conhecimento?
O que vc sabe?
Eu sei termodinâmica nuclear!
Ótimo! Quem é que sabe termodinâmica nuclear?
Sou eu!!! Eu sei isso!!!
Quem é Eu?
Huum… Eu não sei.
Obviamente o seu próprio eu é a base para cada uma de suas experiências. Se vc não souber completamente quem é vc, se ignorar o seu próprio eu, então qualquer outro conhecimento que adquirir será construído sobre a base fraca da ignorância. O conhecimento baseado na ignorância não pode ser profundo ou eficiente. O conhecimento do seu próprio eu – conhecimento da completa totalidade ilimitada do seu próprio eu – é fundamental para qualquer conhecimento.

Todos esses exercícios de ginástica mental são tediosos, sem graça e transmitem pouco da experiência desejada. Além disso, todos eles são difíceis de fazer. Não é de admirar que nenhum deles tenha se tornado popular. 
Eu, entretanto, tenho muito carinho pela facilidade. Quanto mais fácil, melhor. Para mim, as regras que exigem esforço e trabalho são para os tolos. Nessa perspectiva tenho tido excelentes resultados com a prática do programa de Meditação Transcendental®, uma técnica apresentada ao mundo pelo Yogue Maharishi Mahesh.
Essa técnica é fácil e não exige esforço. Deixa que a sua mente se dedique a experimentar níveis mais sutis de pensamento até que vc transcenda totalmente o pensamento – para então experimentar a sua consciência no seu estado puro e silencioso.

Experimentar a consciência, no seu estado puro, é a experiência definitiva no campo de não fazer nada. Todas as formas de fazer – inclusive o pensar – cessam. Vc fica desperto na sua própria natureza essencial. Apenas a extensão da consciência está atenta a si mesma. Quieta e tranquilamente. Apenas sendo. Só beatitude. Essa experiência de pura consciência, de não fazer nada, é a base para se realizar tudo.

Já que o campo unificado é silencioso, pura potencialidade, contendo toda a inteligência e criatividade que dá lugar à criação, quando temos a experiência da consciência pura, estamos experimentando na verdade a fonte de todas as formas e fenômenos da criação.
Isso significa algo surpreendente: a natureza essencial do eu é realmente a natureza essencial de todo o universo. Em outras palavras, cada um de nós é cósmico. 
Agora estamos chegando a algum lugar.

No Novo Testamento, Jesus aconselha: “Buscai primeiro o Reino de Deus… e todas as demais coisas vos serão acrescentadas”. Ter todas as demais coisas acrescentadas a vc aproxima-se estreitamente da expressão “realizar tudo”. O segredo parece residir em buscar o Reino de Deus em primeiro lugar.
Mais adiante Jesus nos diz exatamente onde encontrar esse Reino: “O Reino de Deus está em vc!”. (Lucas 17; 20-21)
Como chegamos a ele? O Rei Davi conseguiu a fórmula diretamente do próprio Deus. Nos Salmos, Deus disse: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”.
Aquietai-vos. O quão quieto será que Deus quis dizer com isso? O meu palpite seria completamente quieto. Quieto, sem pensamentos. Quieto na pura consciência. Quieto cosmicamente. Tão quieto, segundo Patanjali, que o pensamento cessa. Isso é estar bem quieto, é o mais quieto que vc pode ficar estando vivo.
Fique quieto. Mais uma vez, quieto em que grau? Quieto não fazendo nada. 
Nesse patamar de quietude, em que a consciência é pura, nesse patamar em que intimamente vc conhece a si mesmo e em que sua individualidade se expande e se torna cósmica, nessa plataforma infinita, ilimitada e eterna – aí é onde vc pode encontrar Deus e conhecer Deus. 
E, para mim, conhecer Deus é uma outra forma de dizer “realizar tudo”. (Eu imagino que se vc conhecer Deus vc realizou tudo o que é valioso na vida).
E a fórmula para essa realização máxima – a realização de tudo o mais – é simplesmente “Ficar quieto”. Não fazer nada. Seguir o Princípio Natural da Ação Mínima e realizar tudo.
Esse ficar quieto definitivo é cultivado ao longo do tempo. Pessoalmente, descobri que a prática regular da técnica de Meditação Transcendental é o modo mais fácil, agradável e confiável de produzir e alimentar a quietude, essa união com o Eu.
No final, e do modo mais natural e espontâneo, vc será abençoado com a percepção de que vc é o oceano cósmico da consciência enquanto desempenha a sua atividade individual diária. Ao longo dos séculos, essa percepção tem sido chamada de “iluminação”.

Tocar o sutil produz soluções poderosas.

A chave, naturalmente, é a mesma – permitir que a mente se acalme até ficar absolutamente quieta.

Ficar de molho nessa quietude diariamente tem um efeito magnífico no seu dia-a-dia – refina a sua percepção, aguça o seu raciocínio, expande a sua consciência, fortalece a intuição, melhora a saúde, o estado emocional, a vitalidade e melhora a sua sorte.
Essa melhoria contínua significa que vc pode criar de modo mais brilhante e alcançar um sucesso glorioso. Alimentar o silêncio interior também o enche de uma alegria contagiosa que vc naturalmente leva a tudo o que faz e a todos com quem lida.

Só essa experiência profunda de não fazer nada ativa as reservas ocultas do seu cérebro, de tal forma que ele possa expressar completamente o gênio que Deus lhe deu e realizar tudo com facilidade.

Portanto, meu amigo, agora vc tem a fórmula definitiva para realizar tudo, receber tudo o que poderia querer da vida (…). Simplesmente, não faça nada. Este é o modo definitivo de ser bem-sucedido.

Um cantor norueguês de ópera, que era um dos 12 professores qualificados pelo Maharishi para ensinar nos EUA, apresentou a palestra para um auditório lotado. Diferentemente de qualquer dos professores da faculdade a que eu tinha sido exposto, ele falava linda e naturalmente – sem anotações, sem cátedra, sem microfone, sem um vestígio de nervosismo ou agitação. Eu estava aproveitando a apresentação dele tanto quanto a sua presença, mas uma coisa que ele disse saltou para mim como se fosse um canguru. Ele disse que a prática costumeira da técnica de Meditação Transcendental faria a pessoa mais inteligente. Fiquei atônito! A minha desapontadora experiência na faculdade certamente tinha me cansado. Eu nunca tinha ouvido ninguém dizer isso antes. A minha curiosidade crescente para ver se essa previsão poderia verdadeiramente tornar-se realidade me levou a fazer a inscrição para aprender a técnica de Meditação Transcendental.

Finalmente, a hora da minha lição chegou. Sentei-me sozinho com o meu professor, que me instruiu. A técnica da Meditação Transcendental era surpreendentemente fácil de fazer. E funcionou imediatamente. Eu me senti relaxado até a medula. A minha preocupação com a minha inquietude revelou-se sem fundamento. Ficar sentado durante 20 minutos foi puro prazer. 
Como tinha sido instruído, eu praticava por 20 minutos, duas vezes por dia – uma vez de manhã e outra no fim da tarde. A experiência era sempre forte e profunda. Instantes depois de começar, a minha mente se acalmava e ficava deliciosamente em paz. Eu pensava muito, muito delicadamente. Estava experimentando uma imobilidade interior – completamente desperto mas, ao mesmo tempo, extremamente relaxado – a ponto de quase não respirar.
O melhor, entretanto, era que paralelamente ao fato de sentir a minha mente mais clara e o meu corpo rejuvenescido depois da prática, comecei a perceber um efeito cumulativo. Os maus hábitos desapareceram. A minha saúde melhorou. A insônia desapareceu. Por um lado, eu me sentia muito mais relaxado e tranqüilo com relação à vida e, de outro, sentia-me muito mais motivado e entusiasmado do que nunca. Sentia-me particularmente satisfeito por perceber que tinha me tornado mais amoroso e tolerante com os outros.
Mas, acima de tudo, percebi que o meu raciocínio estava mais forte. Fiquei surpreso. Seria possível que o programa de Meditação Transcendental estivesse me tornando mais inteligente? Sim! A cada dia eu estava definitivamente despertando e estimulando mais e mais a minha inteligência inata. Finalmente, eu tinha encontrado o que procurava.

Tenho praticado a técnica de Meditação Transcendental desde 1968. Nunca deixei de praticá-la. Eu a vejo como a coisa mais importante que faço diariamente. E é certamente uma das mais sublimes. É o modo preguiçoso definitivo – em que não fazer nada traz a realização de tudo.
Em conseqüência, percebi que cada ano fica melhor e mais divertido do que o anterior. Raramente fico doente e ainda mais raramente deprimido. O meu coração está repleto e aprece que não consigo achar ódio, malícia ou maldade dentro de mim. As minhas experiências sensoriais, mentais e espirituais ficam mais ricas, mais profundas e mais afinadas a cada dia.
Como esclarecimento, devo dizer que o programa de Meditação Transcendental não envolve crenças. É simplesmente uma técnica. Funciona quer vc acredite nela ou não. E, em vez de entrar em conflito com qualquer religião, ela é um complemento de todas as religiões. 

Porque ela é eficaz – a técnica de Meditação Transcendental é eficaz porque se baseia na tendência natural da mente. 
Vou assumir por alguns segundos o meu papel de professor. Como tudo o mais no universo, o pensamento tem muitos níveis – do mais ativo (em que um pensamento forma a base de uma ação) ao mais sutil, em que o pensamento pela primeira vez surge na consciência. A técnica de Meditação Transcendental deixa a sua mente experimentar sistematicamente níveis cada vez mais sutis de pensamento até chegar ao mais sutil. A sua mente então transcende todo o pensamento. Em outras palavras, vai além do pensamento e vc experimenta o estado mais simples e mais tranqüilo da sua consciência – a consciência pura. Aqui, a atividade mental cessa. A sua mente está amplamente desperta dentro de si mesma – tranqüila e serena.
Assim, em vez de ficar tentando tornar o raciocínio mais forte e mais inteligente trabalhando no nível do pensamento, o programa de Meditação Transcendental tem sucesso porque deixa a mente se mover além do pensamento para experimentar a base do pensamento. E faz isso da maneira mais simples, natural e sem esforço.
Isso tudo acontece muito espontânea e naturalmente. Não exige esforço nenhum nem controle de qualquer espécie. Por ser tranqüilo e por sua capacidade para utilizar o poder sutil, o programa de Meditação Transcendental é perfeito para qualquer aspirante a preguiçoso.

A técnica de Meditação Transcendental dá ao cérebro o descanso mais profundo possível que jamais encontrei. Não consigo imaginar um descanso mais profundo.

No correr dos últimos 40 anos, pesquisadores de todo mundo conduziram muitos experimentos dos efeitos do programa de Meditação Transcendental. Este é o programa de desenvolvimento pessoal mais extensivamente pesquisado e validado do mundo. Foram feitos mais de 600 estudos, realizados em mais de 200 universidades e institutos de pesquisas em 30 países. Muitos desses estudos foram publicados em prestigiosos jornais e revistas científicas e registraram benefícios sem precedentes em todas as áreas da vida – do desenvolvimento das capacidades mentais latentes à melhora da saúde, do fortalecimento da personalidade ao aperfeiçoamento dos relacionamentos pessoais.

Como uma coisa tão simples, que não exige nenhum esforço, pode produzir uma enxurrada tão grande de benefícios? A técnica de Meditação Transcendental faz coisas incríveis: Remove o stress para fora do corpo. Não estamos falando em lidar com o stress – estamos falando de dissolver o stress. Como nuvens tapando o sol, o stress na mente e no corpo é o que bloqueia a expressão no nosso potencial completo. Como a mente e o corpo estão intimamente ligados, quando a mente se acalma e experimenta estados mais sutis de pensamento, o corpo se tranqüiliza e experimenta estados mais profundos de repouso. Esse repouso é altamente proveitoso para o corpo para recuperá-lo de alterações, fadiga, esgotamentos e tensão.

Texto extraído do livro “Sucesso sem esforço” de Fred Gratzon

como viver com gratidão e ser feliz b8 - Tudo vai se ajeitar se você se calar - Sucesso Sem Esforço
http://meucalicetransborda.com/como-viver-com-gratidao-e-ser-feliz-o-curso/

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.